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Surdo News
Desde: 23/05/2003      Publicadas: 23      Atualização: 13/06/2003

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  01/06/2003
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Organização de significados

Você sabe o que é o quê? Conheça o significado de vários termos importantes e utilizados.

1. LÍNGUA: Conjunto do vocábulo de um idioma, e de suas regras gramaticais; idioma. Ex.: Inglês, Português, LIBRAS.
2. LINGUAGEM: Capacidade que o homem e alguns animais possuem para se comunicar, expressar seus pensamentos.
Ex.: Linguagem artística: música, poesia, pintura etc.; Linguagem de trânsito: placas de trânsito, faixas pintadas nas ruas, semáforo; Linguagem computacional: programas de computador – Word, etc.; Linguagem das abelhas e das formigas: comunicam-se entre si para informar onde há alimentos.
3. LÍNGUA DE SINAIS: É a língua dos surdos e que possui a sua própria estrutura e gramática através do canal visual.
A Língua de Sinais dos surdos do Brasil tem dois nomes:
LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais
Porque segue a convenção:
Língua de Sinais (A.S.) + Letra do país.
ASL – Língua de Sinais Americana
LSB – Língua de Sinais Britânica
LIBRAS – não segue a convenção: Língua de Sinais + letra do país.
4. PORTUGUÊS: É a língua oficial falada no Brasil, em Portugal e em alguns países da África. Para os surdos é a 2ª língua, muito importante na comunicação com os ouvintes e na expressão e recepção da informação escrita.
5. MÍMICA: Expressão dos pensamentos por gestos; Movimentos fisionômicos, etc., que limitam o que se quer fazer compreender; por extensão, movimentos expressivos do corpo e, principalmente, do rosto. Interpretação individual e criativa de determinado conceito ou situação.
6. GESTO: Movimento do corpo, principalmente da cabeça e dos braços, para exprimir idéias ou sentimentos; aspectos; fisionomia; parecer; semelhante ato ou movimento obsceno.
7. LINGÜÍSTICA: O estudo da linguagem humana. Trata-se de uma ciência descritiva, que observa e interpreta os fenômenos lingüísticos:
a) Numa dada língua;
b) Numa família ou bloco de línguas;
c) Nas línguas em geral, para descrever os princípios fundamentais que regem a organização e o funcionamento da faculdade da linguagem entre os homens.
É a ciência da linguagem, estuda a estrutura das línguas; o que é igual ou diferente nas línguas através de levantamentos descritivos de dados das línguas.
8. LINGÜISTA: É a pessoa que estuda lingüística.
9. METODOLOGIA: Parte da lógica que estuda os métodos das diversas ciências, segundo as leis do raciocínio, arte de dirigir o espírito na investigação da verdade; conjunto de regras empregadas no ensino de um ciência ou arte.
10. MÉTODO: Processo racional (caminho) para chegar a determinado fim; maneira ordenada de fazer as coisas; sistema educativo ou conjunto de processos didáticos; obra que contém os princípios elementares de uma ciência ou arte; ordem; prudência.
11. FILOSOFIAS EDUCACIONAIS NO BRASIL:
A) ORALISMO: É a filosofia educacional que só se preocupa com o ensino da língua oral através de vários métodos. Tais como: verbo tonal, leitura labial e outros. Aqui no Brasil, as pessoas que seguem a filosofia oralista, só ensinam a língua portuguesa e geralmente não aceitam a Língua de Sinais;
B) COMUNICAÇÃO TOTAL: É a filosofia que procura desenvolver todas as habilidades da comunicação. Tais como, a fala, a audição, os sinais, leitura, escrita e outros recursos. Aqui no Brasil e em outros países, a comunicação total usa muito o ‘BIMODALISMO’.
B1) BIMODALISMO: É a utilização simultânea das duas modalidades de língua: a oral-auditiva e a gestual-visual, misturando as duas línguas e deformando-as.
C) BILINGÜISMO: Uso de duas línguas por uma pessoa. O surdo que sabe a língua de sinais e o português é ‘bilíngüe’. A escola que ensina as duas línguas tem uma educação bilíngüe.
C1) BILINGÜISMO SOCIAL: Quando a comunidade precisa usar duas línguas (obrigação).
C2) BILINGÜISMO INDIVIDUAL: Quando o indivíduo aprende outra língua além da 1ª língua materna (pela vontade).
12. PIDGIN: (Português Sinalizado) É a utilização de palavras de uma língua com a estrutura de outra língua. Quando estão em contato social, o PIDGIN surge do intercâmbio de uma língua com outra.
13. COMPONENTES DOS SINAIS SÃO OS PARÂMETROS:
a) CONFIGURAÇÃO DAS MÃOS: a forma que a mão assume na realização de um sinal.
Ex.: Telefone (Y) / Branco (B)
b) MOVIMENTO: Deslocamento da mão no espaço na realização de um sinal.
Ex.: Semana – “translação” (Parado); quando – “rotação” (roda)
c) PONTO DE ARTICULAÇÃO: Lugar onde é realizado o sinal.
Ex.: Sábado; laranja; aprender.
14. CLASSIFICADOR: Formas de Configurações de mãos que se associam, em LIBRAS, principalmente os verbos e adjetivos, funcionando como pronomes. Configuração da mão que produz uma classe de objetivos, qualidade ou localização; substitui alguns substantivos, adjetivos, ou locativos em LIBRAS.
15. RELAXAMENTOS: Exercícios de expressão corporal com o objetivo de criar condições para a expressividade natural em Língua de Sinais.
16. FIGURAS GEOMÉTRICAS: Percepção e comando de figura da geometria com ênfase na sua simetria e lateralidade em relação ao corpo do usuário. Tanto o relaxamento quanto as figuras geométricas são pontos importantes para a LIBRAS, pois são fundamentais para o sistema lingüístico das Línguas de Sinais. Diferentemente de seu papel nas línguas orais, em que não fazem parte do sistema lingüístico.
17. SINAIS ICÔNICOS: Quando da criação de uma palavra nova, na Língua de Sinais, os surdos buscam neste substantivo, verbo ou adjetivo algo particular para que o sinal tenha este particular. Ex.: casa, árvore, foguete, telefone, beijar, comer, beber, metido, gostoso, etc.
18. ALFABETO DACTILOLÓGICO: É o nosso próprio alfabeto, só que escrito com as mãos.

  Autor:   Fonte:www.orbita.starmedia.com/vozesdosilencio/home.asp


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